domingo, 25 de novembro de 2012

26º Domingo após Pentecostes (Próprio 29)


Salmo 93; Jeremias 23:1-6; 
Apocalipse 1:4-8; João 18:33-37.

Liderança

O problema da liderança é tão antigo quanto a humanidade. Houve, em Israel, conforme a avaliação do profeta um liderança que levou o povo à ruína, perderam tudo o que tinham, foram espalhados e perderam a dignidade. Essa liderança sofreu junto! Foram as elites de Israel que foram para o exílio na Babilônia. No entanto, a promessa de Deus (que é a LIDERANÇA MAIOR), era reunir todo o seu povo novamente, com novas lideranças preocupadas com a segurança e com a paz. Essa nova liderança, por sua vez - afirma Deus – será, por sua vez, guiada por um grande líder: um Messias (isto é, Ungido ou Cristo). Quem já tem mais de quarenta anos (o tempo do deserto e do exílio), já viu muita coisa. Sabe que há lideranças boas e ruins. Mas, quem aproveitou bem esses anos, também sabe que ele ou ela nem sempre foi uma boa liderança da sua própria vida. Para todas essas situações é que Jesus se apresentou a nós para nos “pastorear”. Podemos usar apenas critérios “deste mundo”, como aqueles presentes nas perguntas de Pilatos a Jesus no evangelho. Podemos, por outro lado, olhar para Deus e resistir com fé quando estamos no exílio, aceitar o desafio de liderarmos melhor nossas vidas, a igreja e sociedade, sendo sempre orientados por Cristo e, em tudo, manter firme a esperança de que Deus permitirá que venham dias melhores para todos!

Revdo. Humberto Maiztegui Gonçalves
Porto Alegre RS

Texto para meditação
Quando isso acontecer, o povo de Judá ficará seguro, e o povo de Israel viverá em paz. Esse rei será chamado de “Senhor, nossa salvação”. Jeremias 23:6.

Intercessão
Oremos para que sejamos boas lideranças de nossas vidas, sempre sob a orientação de Cristo, e que diante das dificuldades nos mantenhamos firmes na fé, na esperança e no amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário