terça-feira, 2 de outubro de 2012


Salmos 97,99,(100) ou 94(95); Oséias 4:1-10;
Atos 21:1-14; Lucas 5:12-26.

Conhecimento de Deus

O profeta Oséias era um professor! Com levita sua missão era transmitir a “toráh! Esta “lei” não era entendida pelo profeta apenas como normas e regulamentos, mas como “conhecimento de Deus”, isto é, saber o caráter de Deus, ou saber o sentido da vontade de Deus e Sua Justiça. Olhando para a sociedade da Samaria (no reino de Israel) ele viu que os males e injustiças eram promovidos por aquelas pessoas que deviam viver a justiça! O povo, por outro lado, privado do conhecimento, deixava-se manipular e participava das maldades promovidas por lideranças e governantes. Hoje a Educação é a grande saída para quase todos os males da humanidade! Mas, não qualquer educação, não apenas a educação de “leis” como a oferta e a procura, ou o “custo, benefício”, mas o respeito, o amor, a justiça e a paz! Faltanos, como na época de Oséias, conhecimento de Deus. Promovamos esse conhecimento!

Revdo. Humberto Maiztegui Gonçalves
Porto Alegre RS

Texto para meditação
Ouvi a palavra do SENHOR, vós filhos de Israel, porque o SENHOR tem uma contenda com os habitantes da terra; porque na terra não há verdade, nem benignidade, nem conhecimento de Deus. Oséias 4:1

Intercessão
Oremos para que Deus abençoe, em Cristo, a luta de todas as pessoas que acreditam no poder da educação dentro das igrejas e na sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário