segunda-feira, 22 de outubro de 2012


Salmos 25 ou 9,15; Eclesiástico 4:20—5:7
Apocalipse 7:1-8; Lucas 9:51-62.

Anjos do Apocalipse

Os anjos são, literalmente, seres que trazem mensagens da parte de Deus. Nem deveríamos usar mais a palavra “anjos” e sim “mensageiros/as”. Vejam, se a gente diz que quatro mensageiros de Deus iriam chegar a terra para destruir tudo, antes de pensar na destruição iríamos querer saber qual era a mensagem que motivava tal ação. Justamente está é a mensagem de Apocalipse, pois que Deus possa destruir tudo (como novamente ameaçam os seguidores do calendário Maia) não é novidade! Se Deus criou, Deus pode destruir e recriar. Mas, se Deus nos manda anjos é porque quer nos passar uma mensagem transformadora e não apenas destruir tudo. Qual seria esta mensagem? Primeiro que a destruição não atingirá todas as pessoas que vivem e praticam a justiça (isto é, 144.000 que simboliza todas!) e que, portanto, o mal não é vontade de Deus, mas consequência das injustiças humanas (Apocalipse 7:3). Segundo que o fim deste mundo é para o começo de um novo mundo onde não exista mais: fome, sede, angustia. Portanto, mesmo que tudo vá caminhando para a destruição pelo nosso egoísmo e maldade, devemos acreditar que se seguirmos lavando as vestes no sangue do Cordeiro (isto é, no seu gesto de vitória sobre a morte) teremos um mundo novo e melhor!

Revdo. Humberto Maiztegui Gonçalves
Porto Alegre RS

Texto para meditação
Dizendo: Amém. Louvor, e glória, e sabedoria, e ação de graças, e honra, e poder, e força ao nosso Deus, para todo o sempre. Amém. Apocalipse 7:12

Intercessão
Oremos para que diante da possibilidade da destruição da vida na terra, principalmente pela ação humana, nunca desanimemos e continuemos a proclamar a possibilidade de um mundo novo e melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário