sábado, 20 de outubro de 2012


Salmos 20 ou 21:1-7 (8-14); Eclesiástico 3:17- 31
Atos 28:17-31; Lucas 9: 37-50.

Acima e além de tudo: T E S T E M U N H A R!

Ter consciência da própria limitação é próprio das pessoas humildes e, por isso, Ben Sirac (autor de Eclesiástico) adverte: quanto mais importante você for, mais humilde seja e então encontrará favor diante do Senhor! Continua ele: não procure o que não lhe compete e faça com dedicação aquilo que lhe foi ordenado, porque um coração obstinado acabará mal! Na mesma direção vem a oração dos salmos lembrando a todas as pessoas que o auxílio na doença e o socorro nas tribulações vêm somente do Senhor, pois, só Deus nos dá segurança (a começar pelo governante\rei temente a Deus Exatamente esta é a atitude do Apóstolo das Nações ao chegar a Roma. Mesmo permanecendo detido em prisão domiciliar (a espera do julgamento de César) Paulo continua sua pregação missionária convidando, em primeiro lugar, os judeus para lhes esclarecer seu caso (jurídico) mas, acima de tudo, para anunciar-lhes o Reino de Deus e persuadi-los sobre Jesus no contexto da Lei e dos Profetas. No Evangelho para hoje Lucas registra vários episódios (perícopes = trechos independentes justapostos) que acontecem no dia-a-dia de Jesus, tais como: - a cura X a falta de fé (37-43a); - a certeza da morte X a firmeza de propósito (43,b-45); - a fama X a humildade (46-48); - a intolerância X a inclusão (49-50). Ao mencionar estes fatos do cotidiano de Jesus o evangelista tem a finalidade de nos orientar e, ao mesmo tempo, nos fornecer subsídios a fim de que o nosso testemunho diário também seja semelhante, coerente e contundente como o de Jesus. Ou seja, que ao nos depararmos com as mais diferentes atitudes e contraditórias situações no nosso dia-a-dia, nós também tenhamos o mesmo proceder de Jesus.

Revdo. Ramacés Hartwig
Pelotas RS

Texto para meditação
A mente sábia medita a parábola... Eclesiástico 3:28a

Intercessão
Oremos para que o nosso testemunho (pessoal – familiar – social – eclesial, etc) seja tão audacioso quanto o de Paulo e tão inclusivo e amoroso quanto o de Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário