sexta-feira, 19 de outubro de 2012

(Henry Martyn, Presbítero e Missionário na Índia e Pérsia, 1812)


Salmos 16,17 ou 22; Eclesiástico 1:1-10,18-27;
Atos 28:1-16; Lucas 9:28-36

Viva pregando o Evangelho com a vida!!”

Paulo continua sua peregrinação para Roma e, apesar dos rigores e perigos da viagem, segue pregando o Evangelho, curando muitas pessoas, mas também sendo reconhecido e distinguido com honras e admiração por todos porque sua vida era um “Evangelho Vivo”. Para o Apóstolo das Nações todas as pessoas eram (e são) o alvo do Amor de Cristo e, portanto, dignas de receber a Boa Nova a qualquer custo. No relato evangélico Lucas registra a Transfiguração, isto é, o momento em que a figura Humana de Jesus transcende e transpõe os limites humanos para reunir em figura Divina a Lei (Moisés) e os Profetas (Elias) querendo significar que n'Ele se realiza e se completa toda a História da Salvação. Pedro, sempre pronto e afoito para tomar iniciativas (mesmo que negue depois e chore arrependido), quer construir, de imediato, três tendas. Entretanto, no centro desta manifestação do Senhor como Salvador da humanidade, a voz proclama sonoramente e nos adverte solenemente: - Este é o Meu Filho! Ouçam o que Ele diz! Esta Voz Divina quer nos dizer que não basta reconhecer o Cristo, é preciso colocar em prática o que Ele ensina e, para tanto, é necessário descer da montanha e misturar o Evangelho no dia-a-dia da Vida. Este é o exemplo do missionário Henry Martyn que chegou à Índia em abril de 1806 e a primeira coisa que fez foi aprender o vernáculo para traduzir o Segundo Testamento para o urdu, o persa e para o judaico-persa. Ele também foi o tradutor dos Salmos e do LOC para o urdu. No dia 06 de outubro ele escreveu no seu diário: Quando é que vão aparecer os novos céus e a nova terra onde habita a justiça? Lá, de modo algum entrará qualquer coisa que contamine o ser humano; nenhuma maldade que faça as pessoas piores do que as bestas selvagens; nenhuma corrupção destas que trazem a miséria da mortalidade deve ser vista ou ouvida neste lugar!
Jesus, Cristo de Deus, ajuda-nos a sermos missionário\as do Teu Reino em Verdade e Justiça!

Revdo. Ramacés Hartwig
Pelotas RS

Texto para meditação
Não se eleve, para não cair... Eclesiástico 1:27

Intercessão
Oremos pelas missionárias/os que, por amor a Cristo, levaram o EVANGELHO a outros povos e culturas, porém, igualmente peçamos perdão pelas atrocidades, excessos e exageros cometidos em nome de Cristo, da Fé Cristã e da Igreja através das denominações e\ou ordens religiosas e/ou instituições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário