domingo, 16 de setembro de 2012

16º Domingo após Pentecostes (Próprio 19)


Salmo 125; Provérbios 22:1-9;
Tiago 2:1-10,14-17; Marcos 8:27-38.

Hospitalidade sem distinção de classe social

Tiago vigorosamente admoesta as igrejas que fizeram distinções no tratamento de seus membros com base em sua riqueza. Evidentemente, algumas igrejas foram favorecendo aqueles com roupas finas e jóias caras. Estas igrejas tornaram-se juízes com maus pensamentos, diz ele. São os pobres que são ricos em fé e herdeiros do reino prometido; a parcialidade, diz Tiago, é um pecado contra o amor. Estas palavras são um desafio para muitas congregações do século 21 também. Precisamos de doadores ricos para apoiar os nossos ministérios e para pagar a reparação do telhado. Somos tentados a fazer tudo que pudermos para manter esses torcedores felizes e que continuem a nos apoiar. Isso é bom, mas os membros mais pobres da nossa congregação trazem uma riqueza diferente com eles. Pode não ser o tipo de riqueza que paga pela reparação do telhado, mas é a riqueza da fé. Nenhuma igreja pode sobreviver sem isso. Fazer uma distinção com base na riqueza é dividir o corpo de Cristo, porque em Cristo não há distinção de riqueza. Todos são bem-vindos e incluídos em um gesto de hospitalidade radical.

Avante Dia a Dia
(traduzido e adaptado de: http://forwardmovement.org)

Texto para meditação
Ouvi, meus amados irmãos: Porventura não escolheu Deus aos pobres deste mundo para serem ricos na fé, e herdeiros do reino que prometeu aos que o amam? Tiago 2:5

Intercessão
Oremos para que o amor prevaleça em todas nossas relações, dentro e fora da Igreja, não discriminando e dando a cada pessoa a devida dignidade em Cristo Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário