domingo, 9 de setembro de 2012

15º Domingo após Pentecostes (Próprio 18)


Isaías 35:4-7; Salmo 146 ou 146:4-9;
 Tiago 1:17-27  Marcos 7:31-37. 

Abre-te!”

Neste milagre de Jesus a palavra mais importante é “Abre-te”. “Aberto” é o contrário de “fechado”. Não poder ouvir ou falar tornava aquele homem “fechado”, isolado, excluído! No entanto, esta condição em nada se aplica aos surdos de hoje. Participei de atividades de espiritualidade e evangelização em uma escola de surdos no município de Esteio RS. Eles são totalmente abertos ao novo, ao conhecimento, aos sentimentos, a alegria. Portanto, o fechamento verdadeiro não está em ser surdo ou ouvinte, em falar por sons ou por sinais. A abertura está na vontade de querer aprender, de querer receber o que as outras pessoas querem compartilhar, de querer compartilhar o que somos e como somos.
Quantas vezes estamos fechados, não queremos nem saber, não queremos conhecer nem aprender. Será que não somos nós, você, eu, nossa comunidade, nossa igreja, que precisamos deste milagre de abertura?

Revdo. Humberto Maiztegui Gonçalves
Porto Alegre RS

Texto para meditação
E ordenou-lhes que a ninguém o dissessem; mas, quanto mais lhos proibia, tanto mais o divulgavam. Marcos 7:36

Intercessão
Oremos para que cada pessoa vença o fechamento, o isolamento, e assim como nossas comunidades, especialmente para proclamar o Evangelho no mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário