quinta-feira, 16 de agosto de 2012


Salmo 105; Juízes 14:1-19;
Atos 6:15—7:16; João 4:27-42.

Jesus vence o preconceito

Talvez evitando o encontro com mulheres respeitáveis da cidade que buscavam agua ao amanhecer ou ao por-do-sol. A samaritana foi ao poço ao meio dia na hora que o sol mais quente. Essa mulher já tivera cinco maridos e no momento vivia com um homem sem casar-se. Ao passar por Samaria, Jesus encontrou-a no poço e falou com ela quebrando três importantes regras sociais: primeiro, um homem não falava com uma mulher em público; segundo, os judeus não se davam bem com os samaritanos; terceiro, nem um homem respeitável, especialmente um mestre, falaria com uma mulher de má reputação. Jesus venceu o preconceito ignorando essas barreiras sociais ao conversar com a samaritana. Ele se revelou o Messias e ofereceu o perdão, redenção e vida nova, ela tomou da agua da vida que Jesus lhe ofereceu e foi dar a noticia aos que a desprezavam e sem constrangimento proclamou a vinda do Messias prometido.
O povo de Samaria também ansiava por agua viva e respondeu com entusiasmo a mensagem de Cristo. Anos depois Jesus ordenou seus discípulos a testemunharem em Samaria (At1:18), o diácono Filipe também abriu ali uma missão. Mas a primeira pessoa a proclamar a boa nova de Cristo aos samaritanos, foi uma mulher acolhida por Jesus, sem preconceitos.

M.L. Maria Isabel Rodrigues Lima
Canguçu RS

Texto para meditação
Venham ver um homem que me disse tudo que eu fiz. Será que ele não é o Messias? João 4:29.

Intercessão
Oremos por todas as pessoas que sofrem preconceito e por todos os preconceituosos que reconheçam em Jesus a maravilhosa fonte de amor e perdão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário