segunda-feira, 4 de junho de 2012

(William Cabel Brown; Mês da Missão da IEAB).


Salmos 41,52 ou 44; Eclesiastes 2:1-15;
Gálatas 1:1-7; Mateus 13:44-52
Seminário: escola de semeadores e semeadoras
“Então vi eu que a sabedoria é mais excelente do que a estultícia, quanto a luz é mais excelente do que as trevas” (Eclesiastes 2:13) .
“A fundação, e primeiro ano de existência, do Seminário Teológico em Brasil está intimamente ligada a certo estudioso e forte líder religioso, o Revdo. William Cabell Brown, depois Bispo de Virginia. Brown foi o primeiro deão do Seminário, que abriu formalmente no dia 15 de Junho de 1903, na cidade de Rio Grande, exatamente 13 anos após o começo do trabalho missionário em Brasil. Ele tinha oito estudantes, a metade deles realizando o curso de teologia, e a outra metade fazendo um curso preparatório (...). 'Laus Deo', o Bispo Kinsolving escreveu uma vez, 'o Seminário hoje é o possuidor de uma propriedade de excepcional conveniência, com uma bela igreja, onde os jovens profetas poderão se preparar, sonhar seus sonhos e ver suas visões'. Em 1940, o novo prédio do Seminário foi inaugurado, bem amplo, mais confortável, e mais em linha com as necessidades do seu tempo. Nos podemos ver que, com raras exceções, todos nossos clérigos brasileiros foram preparados neste Seminário, de fato atesta suficientemente o decisivo papel desta instituição na vida da Igreja Episcopal Brasileira”.
Revdo. Egmont M. Krischke (in memória)
(Extraído de “Review of the World-wide Espiscopal Church:
PanAnglican, Outono1960, p.84-85)
Texto para meditação
Quanto a mim, tu me sustentas na minha sinceridade, e me puseste diante da tua face para sempre. Salmo 41:12.
Intercessão
Oremos pela Junta Nacional de Educação Teológica (JUNET), pelos Centros Diocesanos de Formação Teológica e Pastoral (CETs) e pelos Seminários Teológicos: seus estudantes, docentes e responsáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário