segunda-feira, 11 de junho de 2012

(São Bernabé, Apóstolo).


Salmos 56,57,[58] ou 64,65; Eclesiastes 7:1-14;
Gálatas 4:12-20; Mateus 15:21-28. 
Sejais como eu
Na Epístola aos Gálatas, São Paulo por várias vezes enfatiza a importância da Imitação, para o testemunho do Evangelho de Cristo. Ele diz, “sede meus imitadores, como eu sou de Cristo”, e ainda, “não sou mais eu quem vivo, mas Cristo vive em mim”, e no texto de hoje, ele diz que “sejais como eu”. Citações como essa, nos faz pensar ligeiramente em prepotência ou arrogância de alguém, igualando-se ao Senhor. Entretanto, no seguimento de Cristo, seus seguidores e seguidoras, quanto mais próximos estão de seu Senhor, mais parecidos com Ele se fazem também, e São Paulo, aponta sempre não para si mesmo não como um fim, mas como meio para a compreensão da graça de Nosso Senhor. Desde muito cedo, a igreja em seu culto público, começou a venerar figuras proeminentes em seu testemunho de vida, tal como São Paulo, que inspirou o cristianismo primitivo até nossos dias. O exemplo de santos e santas de Deus, sempre apontaram para o mistério maior, nunca se colocando como intermediadores do relacionamento entre Deus e a Humanidade. Pelo contrário, os santos e santas sempre agiram testemunhando de forma concreta, como o amor de Deus e a prática de Jesus, pode ser vivida por qualquer pessoa, e como nós podemos nos aproximar de Deus por meio da piedade e vida devota. O que nos parece ser sempre mérito de alguns, está aberto e possível a qualquer pessoa. Como diz o hino: “como um santo do céu, qualquer um pode ser, e sempre com Deus viver”. Irmãos e irmãs: sejamos santos e santas, como todos os santos e santas nos convidam a ser. 
Revdo. Josué Soares Flores
Caxias do Sul RS
Texto para meditação
Irmäos, rogo-vos que sejais como eu, porque também eu sou como vós. Gálatas 4:12ab
Intercessão
Oremos para que a Graça de Deus alcance os cristãos nominais, os que estão afastados de suas comunidades de fé, os que perderam as esperanças, e permita que dêem testemunho ao mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário