sábado, 16 de junho de 2012


Salmos 75,76 ou 23,27; Números 3:1-13;
Gálatas 6:11-18; Mateus 17:1-13.
Levita
O texto de Números para o dia de hoje, fala a respeito da ordem dos Levitas do Tabernáculo. Neste livro, encontramos a organização da sociedade tribal do Povo de Deus, são vários preceitos, entre eles as Tábuas da Lei, para governar as relações entre as pessoas, os preceitos de culto, os preceitos para a vida comum das pessoas, sempre visando o bem estar social e a adoração ao único Deus. Os Levitas são os escolhidos pelo Senhor para uma função vital no culto. Eles estão subordinados aos sacerdotes do Tabernáculo, e as regras e leis que regem suas vidas são muito mais rigorosas que as dos demais habitantes de Canaã. Eles devem viver, e são chamados, para a santidade. Os objetos de culto, o lugar do culto, os rituais, as vestes, tudo é santificado para a beleza e pureza do sacrifício a Deus. Por isso, não apenas os aspectos externos eram rigorosamente selecionados, mas como suas vidas mesmo, deviam ser rigorosamente virtuosas e santificadas, pois a pureza brota do interior e se externa. Há muitos que acham que com elementos externos persuadem os demais de sua santidade, são aqueles que chamamos popularmente de 'santarrões'. Mas há, os que, em simplicidade de vida, sem buscar reconhecimentos, são puros em seu interior, e são chamados a experimentar a graça da santificação. Esses são os nossos, e as novas, Levitas contemporâneos. Deus continua mesmo a separar pessoas assim, para administrar o culto, para adornar a liturgia com a pureza de seus  orações.
Revdo. Josué Soares Flores
Caxias do Sul RS
Texto para meditação
E eu, eis que tenho tomado os levitas do meio dos filhos de Israel, em lugar de todo o primogênito, que abre a madre, entre os filhos de Israel; e os levitas serão meus. Números 3:12
Intercessão
Oremos pelas Ordens e Irmandades, pelos sodalícios e fraternidades, pelas sociedades religiosas, para que tenham cada vez mais, o  privilégio da alegria do Senhor em suas vocações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário