sábado, 30 de junho de 2012


Salmo 107:33-43, 108 ou 33; Números 20:14-29;
Romanos 6:1-11; Mateus 21:1-11.
Mortos ao pecado: sensíveis a Cristo.
Esta afirmação de Paulo, de que, pelo batismo morremos com Cristo, e que assim estamos “mortos ao pecado” é extremamente complexa e, como tal, merece cuidados em sua interpretação. O que é pecado? Pecar é errar e, portanto, viver no “pecado” é insistir no erro, ou tomar o erro como princípio de vida. Mas, como sabemos quando erramos? Resulta difícil usar critérios muito exatos que permitam determinar com clareza total o meu erro, ou o erro de outra pessoa. A lei bíblica do Antigo Testamento tentou fazer isso e não conseguiu. Para nós, cristãos e cristãs, vale mais a sensibilidade do erro do que a lei do erro. A sensibilidade do erro é dada pelo Espírito Santo que nos faz sentir no coração que estamos errando. Esta sensibilidade não serve para julgar ninguém, mas serve para saber se devemos continuar, ou não, em uma determinada atitude ou participar, ou não, de alguma coisa. Assim, podemos entender o que quer nos dizer o apóstolo Paulo. Se morrermos com Cristo ao pecado, pelo batismo, então, ganhamos uma sensibilidade especial, por causa do Espírito Santo habitando em nós, que nos afasta do pecado, que nos impele para longe de tudo o que é contrário ao amor solidário e transformador de Cristo. Morremos ao pecado e vivemos em Cristo!
Revdo. Humberto Maiztegui Gonçalves
Porto Alegre RS
Texto para meditação
Assim também vós considerai-vos como mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus nosso Senhor. Romanos 6:11.
Intercessão
Oremos pela presença constante do Espírito Santo em nossas vidas, guiando nossas atitudes, permitindo que reconheçamos nossos erros e busquemos em Cristo novos horizontes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário