segunda-feira, 2 de abril de 2012

Segunda-Feira da Semana Santa

Salmos 93,98 ou 66; Êxodo 12:14-27;
I Coríntios 15:1-11; Marcos 16:1-8.
Cântico Novo
Veja que hino maravilhoso de louvor e gratidão o lecionário nos indica para hoje, ou seja, o Salmo 98. É um cântico de vitória, tal vez sobre um inimigo humano, talvez sobre uma crise nacional, talvez sobre algum desastre da natureza. O salmista nos transmite, ao longo dos séculos, a sua exultação, e coloca nas nossas bocas o seu cântico novo. Uma vitória é sempre uma ocasião de júbilo. Repare, porém, que a vitória aqui celebrada é diferente. É a vitória de Deus e não de qualquer homem (versículo 1). É a vitória de sua misericórdia e de sua fidelidade, não uma demonstração de força bruta superior (versículo 3). É uma vitória celebrada não por uma única nação ou parcela da humanidade, mas por todos os seres humanos e pela própria natureza criada (versículo 7). É uma vitória que prenuncia um julgamento feito em termos absolutos de justiça e equidade (versículo 9). É uma vitória que anuncia uma outra maior, a vinda em glória de Cristo. Cantai louvores ao Senhor!

Dom Edmundo Knox Sherrill
Rio de Janeiro RJ
(reeditado do número 7, p.23)
Texto para Meditação 
Cantai ao SENHOR um cântico novo, porque fez maravilhas; a sua destra e o seu braço santo lhe alcançaram a salvação. Salmo 98:1.
Intercessão
Oremos para que, olhando para o Senhor Crucificado e Ressuscitado, vejamos a grande vitória d'Ele sobre a morte e o prenúncio da vitória definitiva sobre toda forma de devastação e destruição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário