quinta-feira, 19 de abril de 2012

DIA DOS POVOS INDÍGENAS (GTME – Grupo de Trabalho Missionário Evangélico).

Salmo 18; Êxodo 16:10-22; I Pedro 2:11-25; João 15:12-27.
 São Sepé Tiaraju
Nas missões de Sete Povos, nasceu um dia Sepé, trazendo uma cruz na testa, cicatriz sinal da fé, quando o sol batia nele, essa cruz resplandecia, por isso lhe deram o nome: Tiaraju, a luz do dia. Quando o exército de Espanha e Portugal, chegou aqui. para expulsar os Sete Povos, toda gente Guarani, Tiaraju que era cacique, reuniu os seus guerreiros e sem medo dos canhões, atacou só com lanceiros. Tiaraju morreu peleando no arroio Caiboaté , mas depois noutro combate todos viram São Sepé, que vinha morrer de novo, junto à gente Guarani , pra embeber seu sangue todo neste chão onde nasci.
Que este canto de autor desconhecido, sirva para pensar como em nome de Jesus muitas atrocidades foram cometidas. Peçamos neste dia Seu perdão, e busquemos novas relações de justiça paz e liberdade, com os povos indígenas, com os povos da terra, com toda a criação.
Editorial
Texto para Meditação 
O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei. João 15:12
Intercessão
Oremos para que o amor solidário e generoso de Cristo se traduza em novas relações de respeito, solidariedade e reconhecimento dos povos indígenas e seus direitos ancestrais sobre a terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário