sábado, 17 de março de 2012

(Patrício, Bispo Missionário de Irlanda, 461)

Salmos 87,90 ou 136; Gênesis 47:27-48:7; I Coríntios 10:1-13;
Marcos 7:1- 23.
O Sentido da Lei
Se nos perguntassem hoje se sabemos os mandamentos, certamente responderíamos que conhecemos alguns deles. Se perguntassem se os guardamos, responderíamos que sim ao nosso próprio modo de compreendê-los. Foi justamente esta a intenção dos judeus quando questionaram o lavar as mãos antes de comer e justificaram na Lei de Moisés a conservação desse princípio. Não está aqui em voga a higiene para o momento da refeição. Jesus em sua magnífica sabedoria, busca responder de tal forma que desperte nos seus interlocutores o sentimento mais profundo da Lei chegando a dizer que o verdadeiro mal não é o que entra, mas o que sai da boca humana. Buscando mostrar a sua preocupação com os relacionamentos humanos. Desejando mostrar uma perspectiva mais ampla daquilo que realmente é o sentido da palavra escrita. Assim acontece no cotidiano de cada um de nós. Às vezes nos prendemos a detalhes tão insignificantes para justificar nossas ações e de certa forma nos escudamos por trás deles a ponto de querer justificar algum deslize. No caso dos religiosos da época poderiam até estar certos e é justamente esse o perigo, quando usamos o certo para justificar nossa verdadeira intenção. Assim como Cristo defendeu o pequeno deslize dos seus discípulos, Ele pondera e justifica quando agimos de boa fé.
Revdo. Edmar Pimentel
Santa Maria RS
Texto para Meditação 
Nada há, fora do homem, que, entrando nele, o possa contaminar; mas o que sai dele isso é que contamina o homem. Marcos 7:15
Intercessão
Oremos por uma vida mais próxima ao sentido das palavras do Reino, para que diante de algum deslize, possamos ser achados justificados pelo Senhor. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário