domingo, 18 de março de 2012

4º Domingo da Quaresma

Salmos 122; II Crônicas 36:14-23; Efésios 2:4-10; João 6:4-15.
A simplicidade salvará o mundo
Estamos celebrando o quarto domingo da Quaresma. Em poucos dias estaremos acompanhando o Messias em sua reta final a Jerusalém. Em poucos dias estaremos acompanhando o Messias em seu momento central onde ele não só apresenta uma mensagem senão ele mesmo se torna a mensagem inequívoca da presença misericordiosa do Deus conosco e para nós. A leitura do Evangelho de João nos traz um texto conhecido. Desejo centrar minha reflexão no versículo 15 deste capítulo sexto: “Sabendo, pois, Jesus que haviam de vir arrebatá-lo, para o  fazerem rei, tornou a retirar-se, ele só, para o monte”. Lembremo-nos das tentações de Jesus apresentadas no capítulo quarto do evangelho segundo Mateus, por exemplo. Uma das tentações que acompanha toda a vida pública de Jesus foi o triunfalismo. Fazer já o que depende do “tempo” de Deus, da hora salvífica da ação de Deus. Hoje, neste texto, no versículo 15 Jesus enfrenta novamente esta tentação que estará com ele até o momento da cruz, quando é convidado a descer da mesma para manifestar sua gloria. Hoje, novamente, a boa nova de Deus, nos ajuda a lembra que a obra de Deus acontece, se expande e dá frutos a partir da simplicidade. Nosso Mestre não fez um pacto com os meios e poderes políticos do momento, ele se retira desse caminho e opta pelo abaixamento, por se fazer nada para que possamos participar de sua mesma vida e experimentar nossa filiação divina.
Revdo. Ariel Irrazábal Montero
Recife PE
Texto para Meditação 
Sabendo, pois, Jesus que haviam de vir arrebatá-lo, para o fazerem rei, tornou a retirar-se, ele só, para o monte. João 6:15.
Intercessão
Oremos pelas pessoas que ofertam sua vida desde o silêncio para ser testemunho transformador da força salvífica do Reino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário