quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

QUARTA FEIRA DE CINZAS

Salmos 95*,32,143 ou 102,130; Amós 5:6-15;
Hebreus 12:1-14; Lucas 18:9-14.
Perseverança
Perseverança, paciência, persistência, são termos afins com pequenas variantes de sentido. Ajudam-nos a disciplinar a idéia, a fim de corporificar o pensamento. Tal é a imagem do curso de nossa vida no transcurso da existência. A perseverança é a virtude inconfundível dos que alcançam o triunfo incontestado da fé. Ela reúne elementos morais, espirituais e físicos no conjunto ativo que persegue alvo sobre alvo, na integração de focas que sustentam, superam, reerguem e ativam, a vontade inquebrável de prosseguir. Ela constitui uma energia criadora que subjuga qualquer intuito que insinue resignação. Resignar é cansar; a perseverança não cansa. Não há caminhos que ela não ultrpasse, não resistência que ela não exceda. A paciência ajuda-a, a persistência encoraja-a. Assim é a sucessão de atividades incessantes que conduzem a vida ao aperfeiçoamento naquele que é perfeito – Deus, que liberta em nossos corações a fome de persistir.
Revdo. Diamantino Bueno (in memória)
Extraído do Devocionário Sementes, número 13, p.112, 1985.
Texto para Meditação
Portanto nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com perseverança a carreira que nos está proposta. Hebreus 12:1.
Intercessão
Oremos para que Quaresma, que hoje se inicia nos preparando para os eventos salvíficos da Cruz e Ressurreição de Cristo, seja, para nós, exercício de perseverança, paciência e persistência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário