quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

(Dia Mundial de Combate a AIDS/HIV)

Salmo 18;
Amós 4:6-13;
II Pedro 3:11-18;
Mateus 21:36-46
Senhor dos rejeitados
A pedra, que os edificadores rejeitaram, Essa foi posta por cabeça do ângulo; Pelo Senhor foi feito isto, E é maravilhoso aos nossos olhos? (Mateus 21:42b)
Jesus se identifica com uma pedra angular, que dá sustentação a toda a construção, no entanto, rejeitada. Hoje lembramos o dia mundial de combate a AIDS/HIV. Esta doença revelou muita rejeição e preconceito por parte de nossa sociedade. Hoje o combate a AIDS no Brasil é exemplo para o mundo. Mesmo assim ainda cresce entre idosos e mulheres jovens. Na África o mal causado pela AIDS é tal que na 9ª Assembléia do Conselho Mundial de Igrejas, que foi em Porto Alegre, muitos teólogos e teólogas daquela região afirmavam: “hoje não é possível falar em salvação na África se não dermos uma resposta para a AIDS”.
A resposta para AIDS que vem de Cristo é a de superarmos a rejeição e nos concentrarmos no que é “angular” para a construção de uma humanidade de amor e vida. Então, como diz o Senhor, será “maravilhoso aos nossos olhos”. É maravilhoso ver quando usamos a tecnologia para salvar vidas em vez de matar, para educar e prevenir em vez de enganar e manipular. Jesus se revela na ação solidária e na sobrevivência das vítimas da AIDS e de qualquer outro flagelo da humanidade. Se não conseguirmos ver ali a Cristo, então estaremos rejeitando a edificação que Deus veio fazer entre nós através do seu Filho Jesus.
Revdo. Humberto Maiztegui Gonçalves
Porto Alegre RS
Texto para Meditação
O caminho de Deus é perfeito; a palavra do SENHOR é provada; é um escudo para todos os que nele confiam. Salmo 18:30
Intercessão
Oremos para que todos os governos do mundo dêem mais atenção às pessoas portadoras de AIDS e de outras doenças que matam milhões de pessoas no mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário