domingo, 20 de novembro de 2011

22º Domingo de Pentecostes (Próprio 29)

Salmo 95:1-7;
Ezequiel 34:11-17;
I Coríntios 15:20-28;
Mateus 25:31-46
“Foi a mim que o fizeram”
Normalmente quando falamos em boas obras, imediatamente nos vem à memória o texto de Tiago, onde diz que a fé sem obras é morta (Tiago 2:17). Associamos a fé às obras e vice-versa, o que está correto. Entretanto, o texto do Evangelho de hoje nos chama atenção para algo a mais, quando o próprio Jesus associa as boas e as más obras a si próprio. Ele diz que quando fazemos algo bom ou algo ruim para outro ser, é para Ele que estamos fazendo. Quando ajudamos ou quando nos omitimos, Ele recebe as nossas ações. Isso é bastante interessante e lança muitas luzes sobre o texto.
Se parássemos para pensar nisso todas as vezes que estivéssemos diante de alguma situação que envolvesse uma escolha entre o bem ou o mal, entre o fazer e o omitir-se, entre o falar e o calar-se, entre o ético e o antiético, é bem provável que tomássemos decisões melhores.
Dessa forma, todas as vezes em que estivermos diante de situações que exijam uma decisão, pensemos não apenas “se Jesus faria tal coisa”, mas também lembremo-nos que qualquer coisa que decidirmos fazer, será para Jesus que estaremos fazendo. Seja o bem, seja o mal.
Revda. Jocinéia Saldanha Perpétuo
Rio de Janeiro RJ
Texto para meditação
Quando vocês fizeram isso ao mais humilde dos meus irmãos, foi a mim que o fizeram. Mateus 25:40
Intercessão
Oremos por discernimento em nossas decisões, em nossas escolhas, em nossos caminhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário