quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Salmos 50 ou [59,60],103;
Neemias 1:1-11;
Apocalipse 5:11-6:11;
Mateus 13:18-23
A opção pelas diferenças...
“A semente que caiu em terra boa é aquele que ouve a palavra e a compreende. Esse com certeza produz fruto. Um dá cem, sessenta e outro trinta por um” (Mateus 13:23). Esta parábola quase sempre é interpretada comparando a semente que caiu em boa terra com as sementes que caíram no caminho, terreno pedregoso e nos espinhos. No entanto, gostaria de refletir sobre as diferenças abismais entre uma planta que produz trinta frutos e outra que dá sessenta.
A experiência revela que nem sempre abundância de frutos é sinônimo de boa qualidade; e ainda, em determinadas ocasiões quando uma árvore se carrega demais é sinal que ela está doente e até perto da morte.
Segundo Jesus Cristo, nesta parábola, a quantidade não deve definir o destino da planta. Sabe-se que o Senhor não esta falando do reino vegetal e sim de pessoas humanas.
Quando o Evangelho cai no coração do ser humano provoca frutos em diversas proporções, tamanhos, cores e quantidades. É doloroso e injusto esperar que os seres humanos tocados pela Palavra Deus tenham uma uniformidade quantitativa. Espera-se que, assim como a graça de Deus é multiforme, se aceite e se respeite as diferenças da quantidade e da qualidade dos frutos produzidos.
Revdo. Pedro Acosta Leyva
São Leopoldo RS
Texto para meditação
Mas, o que foi semeado em boa terra é o que ouve e compreende a palavra; e dá fruto, e um produz cem, outro sessenta, e outro trinta. Mateus 13:23
Intercessão
Oremos para ter capacidade de aceitar os frutos diversos e as múltiplas contribuições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário