domingo, 2 de outubro de 2011

15º Domingo de Pentecostes (Próprio 22)

Salmo 80;
Isaías 5:1-7;
Filipenses 3:14-21;
Mateus 21:33-43
Imitar Deus é impossível?
São Paulo pede à comunidade de Filipos que seus membros sigam o seu exemplo apostólico. E ele tinha grande preocupação com essa comunidade, assim como as outras de cultura grega e, portanto, politeístas. Naturalmente eles não tinham como os israelitas, o “costume” de adorar apenas uma divindade. E é claro que essa mudança foi difícil. Como poderíamos seguir este exemplo hoje?
A solução desse problema seria mergulhar em leituras e mais leituras, tanto do Novo Testamento quanto dos pais da igreja e outros que dedicaram sua vida a anunciar o Evangelho. Eu gosto muito do que Santo Anselmo escreveu.
Ouvimos seguidamente que devemos imitar a Cristo, mas, como imitar Deus? Com a vida que levamos, isso é impossível. No máximo e com muita devoção, podemos pobremente seguir a Palavra Encarnada, ou seja, Jesus Cristo. Poderíamos eleger, também, algum/alguma personagem do passado como exemplo de vida. Mas, seremos apenas seguidores de Jesus Cristo.
E isso já é muito, pelo tipo de vida que vivemos hoje.
Nosso papel principal como seguidores d'Ele, é viver nossa fé dentro da comunidade à qual pertencemos, ou seja, a Igreja. A nossa fé, para ser exercida, renovada, fortalecida e amadurecida, tem que ser vivida dentro da comunidade, só assim seremos seus imitadores.
M.L Luiz Osório A. Alves
Porto Alegre RS
Texto para Meditação
Irmãos, sejam meus imitadores e observem os que vivem de acordo com o modelo que vocês têm em nós. Filipenses 3:17
Intercessão
Oremos para que não prefiramos imitar “celebridades” passageiras, mas, para que Deus toque o nosso coração e promova uma reaproximação perene com a nossa comunidade de fé, onde participamos das promessas de Jesus Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário