terça-feira, 30 de agosto de 2011


Salmos 26-28 ou 36,39;
I Reis 8:65-9:9;
Tiago 2:14-26;
Marcos 14:66-72
Honrar o pacto com Deus Libertador
Porque deixaram ao SENHOR seu Deus, que tirou da terra do Egito a seus pais, e se apegaram a deuses alheios, e se encurvaram perante eles, e os serviram; por isso trouxe o SENHOR sobre eles todo este mal. (I Reis 9:9)
“Deus é um ser pessoal, um agente interferindo nos negócios humanos (...) Lendo o Antigo Testamento encontra ora aqui ora ali Deus em pessoa, falando com seu povo. Era o modo, muito particular, pelo qual o escritor sagrado expressa a ação, a interferência de Deus junto ao seu povo. Deus, entretanto, até hoje é o mesmo (...). E se hoje, por ventura, notamos diferença nossa revelação, esta reside em nós e não em Deus (...).
O homem é que vem evoluindo espiritualmente. O mesmo Deus santo, justo e bom, pareceu ao salmista, às vezes, terrível, vingativo, mas essa diferença estava no homem e na época em que ele viveu e não em Deus. Estava nas contingências de nossa limitação humana e não na incomensurabilidade infinita e eterna de Deus (...).
No pacto que Deus fizera como o seu povo, depois ratificado pelos profetas, estava (...) a clausula de libertá-lo do Egito e dar-lhe a terra prometida (...).Por isso Cristo com seu sangue faz o pacto de nos libertar da escravidão do pecado e nos a Canaã celestial”.
Revdo. Marçal de Oliveira (in memória)
Extraído do texto inédito do Sermão do dia 30.12.1951.
Texto para Meditação
Julga-me, SENHOR, pois tenho andado em minha sinceridade; tenho confiado também no SENHOR; não vacilarei. Salmo 26:1
Intercessão
Oremos por todas as pessoas adultas batizadas e confirmadas na nossa igreja ou em outras, para que possam sentir a presença viva de Deus interferindo nas suas vidas e assumir seus compromissos com a Missão de Deus no mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário