quarta-feira, 29 de junho de 2011

São Pedro e São Paulo, apóstolos

Salmos 87
Ezequiel 34:11-16
II Timóteo 4:1-8
João 21:15-19

Jesus e a Lei

“Para Paulo, Deus  revelou, na morte de Cristo, a  inadequação da Lei.  Isso pode  induzir a erro o  leitor moderno,  levando-o a pensar que Paulo  foi tomado  por  algum  tipo  de  otimismo  libertário,  contra  as  regras  e  os regulamentos.  Paulo,  no  entanto,  tratou  a  Lei  como  o  que  ela  é, fundamentalmente,  auto-dependência.  Viver  pela  Lei  é  viver  pelo acumulo de padrões de comportamento, planos e projetos e organizações de nossa vida humana. É verdade que não podemos viver sem estas coisas: a lei foi dada a Israel como um presente, como a possibilidade de um padrão de comportamento que honrasse a Deus em cada detalhe da vida  individual e corporativa; mas quando se  transformou e um assunto de demanda abstrata, cuja satisfação pode justificar um sentido de 'clamor' do  favor de Deus, ela passou a  ter um sentido de opressão de si mesmo e de outros  (...).
A Lei, no sentido dado por Paulo, foi a responsável pela morte de Jesus. 
Um monopolizado e opressivo padrão de controle religioso não é capaz de coexistir com o projeto de uma sociedade na qual a capacidade de crer é o único fator determinante para que uma pessoa conte, ou não conte, como  participante.  A  crença  em  Jesus-Deus  é  num  Deus  de acessibilidade  incondicional e de  compaixão  imparcial, que é  também crença em uma misericórdia anárquica que  ignora ordem,  rango, e mérito. 
Essa crença leva a ver que nossos projetos e padrões têm a marca do fracasso, da  ilusão, da crença  imatura que podemos ditar o que é verdade e  realidade”. 

Arcebispo Rowan Williams 
(Extraído e adaptado de “The wound of Knowledge”, p.6-7. 1990).


Texto para Meditação
“Porque assim diz o Senhor DEUS: Eis que eu, eu mesmo, procurarei pelas minhas ovelhas, e as buscarei.” Ezequiel 34:11

Intercessão
Oremos para que a religião cristã ou qualquer outra, não seja usada como lei para oprimir, matar ou excluir; mas que vivamos a fé em Cristo pela graça de sua incondicional e imparcial misericórdia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário