segunda-feira, 27 de junho de 2011

Salmo 106
I Samuel 10:17-27
Atos 7:44-8:1a
Lucas 22:52-62

Perdão e assassinato

“E, pondo-se de  joelhos, clamou com grande voz: Senhor, não  lhes imputes este pecado. E,  tendo dito  isto, adormeceu”  (Atos 7:60).
“A verdade é que se respondermos violentamente, nossa violência vai ser algo diferente. É pouco provável que possamos nos apoiar no tipo de  paixão  de  alguém  que  não  tem  nada  a  perder,  o  terrível  auto-abandono do assassino suicida que é uma sorte de paródia grotesca do auto-abandono  do  amor.  No  é  que  'naturalmente'  sejamos  menos violentos e mais compassivos. O histórico de horrores na Europa e Norte-américa deve dissolver esta  ilusão. Mas, definitivamente, não agimos desde o desespero e o abandono, não agimos desde essa destruição imaginada que só entende que está agindo quando infringe dor e destruição  (...) Poderíamos dizer:   'devo esforçar-me em aprender tua  linguagem. 
Devo aferrar-me ao que  tenho sentido de  tua desesperança, e devolver o golpe no único idioma que tu compreendes. Assim é que devo me treinar para olhar as mortes passadas de pessoas inocentes para me assegurar  que  minha  ira  tenha  uma  expressão  adequada.  Devo esforçar-me em manter este ápice de energia até que consiga silenciar-te, e então, quem sabe, possa começar a re-aprender a linguagem que costumava  falar”. 

Arcebispo Rowan Williams
(Extraído de “Escribiendo en el polvo: después del 11 de Setiembre”;  p.20-28)


Texto para Meditação
“E derramaram sangue inocente, o sangue de seus filhos e de suas filhas que sacrificaram aos ídolos de Canaã; e a terra foi manchada com sangue.” Salmo 106:38

Intercessão
Oremos pelas famílias e pessoas vítimas de todas as formas de violência e pelos esforços para superar este mal, que Deus nos mostre o caminho da justiça que cura e da paz que liberta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário