domingo, 12 de junho de 2011

Domingo de Pentecostes - ENCERRAMENTO DA SEMANA DE ORAÇÃO PELA UNIDADE DOS CRISTÃOS

Salmo 33:12-22
Gênesis 11:1-9
Romanos 8:14-17,22-27
João 7:37-39a

Se não tiver amor...

O  texto de Gênesis condensa o  relato da construção da Torre de Babel. No relato, a construção inicia-se por pura vaidade humana e demonstração da prepotência de um povo mediante os demais. O Senhor visita este lugar,  e  age  de  forma  a  paralisar  completamente  esta  construção. O Senhor simplesmente 'confunde' sua língua, e não há mais compreensão e  entendimento  entre  eles. A  falta  de  compreensão  e  entendimento, particularmente na linguagem, é o elemento fundamental pelo insucesso, pois  é  a  linguagem  que  trans-mite,  trans-porta  o  conhecimento  e  a informação. É  a  partir  da  linguagem  que  as  coisas  se  constroem. No Gênesis, Deus, o Grande Arquiteto, constrói todo o universo e tudo o que existe apenas  falando, dizendo. 
Hoje, é o Dia dos Namorados. S. Paulo dizia em sua primeira carta aos Coríntios que 'ainda que eu fale as línguas dos homens e a dos anjos, se não tiver amor, eu nada seria'. O amor é a essência da linguagem. Ainda 
que existam várias formas de se comunicar, e conteúdos para comunicar, é o amor a essência da Comunicação. S. João nos diz em seu Evangelho que  'o verbo se  fez carne e habitou entre nós'.
Jesus é a comunicação (ponte) que propiciou novamente o diálogo entre Deus e a humanidade. Certamente o leitor agora pergunta, e o que isso tudo  tem  a  ver  com  o Dia  dos Namorados? A  verdade  é  que nossas 
relações começam a se deteriorar quando não há mais entendimento, ou quando o diálogo não mais existe. Roguemos a Deus, para que aconteça em nossas vidas um Pentecostes de Amor nos  relacionamentos. 

Rev. Josué Soares Flores
Caxias do Sul/RS


Texto para Meditação
“O Mundo inteiro falava a mesma língua, com as mesmas palavras.” Gênesis 11.1

Intercessão
Oremos por todos os casais de namorados, noivos, casados a mais ou menos tempo, para que nunca percam a compreensão da linguagem do Amor de Deus em suas vidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário