sexta-feira, 27 de maio de 2011

Salmo 106
Sabedoria 16:15-17:1
Romanos 14:13-23
Lucas 9:1-17

Seja sensível à realidade do outro

Deus mande os discípulos andarem de casa em casa sem levar nada, apenas a vontade de evangelizar. Ao me preparar para  trabalhar no Brasil me orientaram que não devia levar a minha “bagagem cultural”, mas que devia ter consciência da sua existência e a sua influência nas minhas decisões. Devemos ser sensível à cultura do outro – o que para mim pode parecer  tão normal – pode ser uma “pedra de  tropeço” para o meu irmão, então devo evitar fazê-lo. Uma vez participei numa festa junina e comecei a tomar “quentão” para esquentar, pois estava muito frio. Fiquei logo com as bochechas vermelhas e ao me ver assim uma criança  falou,  “mas Tia Ruth até você está bebendo!”. 
Ela me olhou com tanta decepção que percebi que, para ela, a bebida significa  fraqueza,  agressão,  abandono. Ela  viu  os  pais  bebendo  e brigando com  todo o mundo, às vezes até ameaçando com  faca. O que para mim era uma simples maneira de me esquentar e de me alegrar, para ela era um grande pecado. Não acredito que a bebida seja ruim, mas precisamos ser sensíveis para entender o seu significado na vida de algumas pessoas.

Ruth Maria Schwegmann Fielding de Barros  
Belém do Pará/PA

Texto para Meditação
“Bom é não comer carne, nem beber vinho, nem fazer outras coisas em que teu irmão tropece, ou se escandalize, ou se enfraqueça.”

Intercessão
Senhor ajude-nos a reconhecer o quanto os nossos atos afetam o outro e como é importante testemunharmos uma vida de fé todos os dias e em todos os lugares para que o nosso irmão não se decepcione ou se desanime.

Nenhum comentário:

Postar um comentário