quarta-feira, 27 de abril de 2011

Salmos 97, 99 ou 115
Miquéias 7:7-15
Atos 3:1-10
João 15:1-11

Teoria e Prática

O que é ensinar e o que é aprender? Responder essa pergunta de maneira  completa  renderia  uma  abundância  de  páginas.  Mas certamente, podemos apontar em poucas linhas, algumas implicações práticas desses dois verbos.
Mesmos não cristãos, ao estudarem os métodos de Jesus  reconhecem nele  um  grande mestre  na  arte  do  ensinar.  Jesus  assim  foi  -  e  é  - considerado assim por vários motivos, dos quais podemos destacar dois:  o  primeiro  é  porque  fazia  as  pessoas  pensarem.  Não  existe verdadeiro aprendizado sem reflexão sobre o que se está aprendendo. 
O segundo é que ele era o primeiro, e maior exemplo, de  tudo aquilo de bom que ensinava.
É por isso que João 15:10 nos fala de seguir os mandamentos, mas também nos  fala em permanecer no amor. Nenhum ensino, que de alguma  forma não se converta em atitude, mantém seu valor em nossas vidas. As  lições que Jesus nos deixou existem para serem aplicadas em nossa vida pessoal e exercitadas em nossas  relações com o próximo. 
Teoria  e  prática  têm  maior  valor  quando  andam  juntas,  isso  gera estabilidade espiritual.

Fabiano Nunes – OSB.
Rio de Janeiro/RJ

Texto para Meditação
“Se observardes meus mandamentos, permanecereis no meu amor, como guardei os mandamentos de meu Pai e permaneço no seu amor.” (João 15:10)

Intercessão
Oremos pelo ensino em nossas igrejas, pelas pessoas que são chamadas para o ministério da catequese, pelos Centros Diocesanos de Formação Teológica e pelos nossos Seminários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário