quinta-feira, 21 de abril de 2011

Quinta Feira Santa (INSTITUIÇÃO DA SANTA EUCARISTIA E LAVAPÉS)

Salmos 78:14-20; 23-25
Êxodo 12:1-14a
1 Coríntios 11:23-26(27-32)
Lucas 22:14-30

Comungar é comprometer-se

A mesa está posta. É em torno dela que o cristão se encontra, consigo mesmo  e    com  Deus.  O  culto  eucarístico  é  vital  para  uma espiritualidade encarnada. Deus vem ao encontro de seu povo para com ele celebrar a vida e a realização do fazer cristão no mundo. Na quinta-feira santa, a  Igreja  recorda e memora o gesto de Jesus que se reuniu com seus discípulos para a partilha do pão e do vinho.
 A vida pessoal do cristão em toda sua dimensão e relação deve refletir os gestos, desejo, partilha e serviço explicitados por Jesus quando da instituição do sacramento da eucaristia. A comunhão do pão e do vinho, do corpo e sangue compromete o cristão, porque em Cristo nela se torna um conosco.
A eucaristia  tomada durante a celebração e em comunidade só é efetiva quando alcança os relacionamentos familiares, profissionais, sociais, políticos,  religiosos.  Isto é, compromete o cristão com o projeto de Deus diante do mundo. O gesto eucarístico se torna verdadeiro sacramento apenas quando as atitudes possibilitam que “na mesa” haja lugar para todos.

Post. Itabira Jonas 
Santos/SP


Texto para Meditação
“E disse-lhes: Desejei muito comer convosco esta páscoa, antes que padeça.” Lucas 22:15

Intercessão
Oremos pela Missão Encarnada da Igreja como presença do Corpo de Cristo na história, para nossas celebrações eucarísticas sejam sinal de vida, partilha e união diante dos sistemas de injustiça e opressão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário