quarta-feira, 30 de março de 2011

Salmos 119:97-120 ou 81, 82
Jeremias 8:18-9:6
1 Coríntios 8:1-13
João 8:12-20

O amor como êxodo

Que entendemos por amor? O amor é só um sentimento? Emmanuel Levinas, um dos  filósofos mais  significativos do período posterior à Segunda Guerra Mundial, entende por amor o êxodo de si mesmo em direção  ao  outro.  O  amor  é  concebido  como  “partida”  ética  de responsabilidade. O amor implica o compromisso de sair de mim em favor de outra pessoa. Sem dúvida um dos desafios mais significativos que temos em nosso processo de conversão pessoal é o da superação da visão centrada apenas em nós mesmos...
A  leitura  do  texto  da  primeira Carta  aos Coríntios  nos  apresenta  a tensão constante de buscarmos uma perspectiva descentrada de nós mesmos e centrada na edificação do outro, que nos conduz ao grande Outro, com maiúscula, Deus em Cristo. Paulo propõe a superação da divisão na comunidade personificando no  irmão a presença de Cristo. 
Que  esta  boa  notícia  de  uma  “práxis  preventiva”  (um  atitude  de prevenção),  segundo  o  texto  de Coríntios,  seja modelo  e  proposta concreta a  ser  integrados e  vivenciados por  cada um de nós e por nossas comunidades de Fé.

Revdo. Dante Ariel Irrazábal Montero
Recife/PE


Texto para Meditação
“Ora, pecando assim contra os irmãos, e ferindo a sua fraca consciência, pecais contra Cristo.” 1 Coríntios 8:11

Intercessão
Oremos por aquelas pessoas que vivem próximas de nos, para que esta proximidade traga o constante exercício do reconhecimento e amor mútuos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário