sábado, 5 de fevereiro de 2011

Os Mártires do Japão, 1597

Salmos 75, 76 ou 23, 27
Isaías 57:3-13
Gálatas 5:25-6:10
Marcos 9:14-29

O jovem lunático

Este título, no mínimo fora do comum, nos conta uma história triste, cotidiana e sofrida. Seus personagens são, como diz o texto, o jovem lunático, um pai amoroso e sofrido, pessoas do povo, escribas e Jesus.O tema é antigo como o Universo: a enfermidade, aqui no caso, de ordem mental.
As cenas narradas no texto repetem-se ainda nos dias de hoje, principalmente em países do Terceiro Mundo: pais aflitos, filhos doentes, impossibilidade iminente de cura, dor, humilhação, falta de médicos disponíveis e locais adequados de tratamento, etc.
No entanto, na passagem do Evangelho, existe uma circunstância que não é comum hoje: a presença física de Jesus, o seu poder de cura imenso, baseado no seu amor pelos pobres e infelizes. E, ainda mais, não existe a indiferença de Jesus pelo pai aflito e pelo jovem enfermo. E Jesus age – e agindo, cura.
Poderemos ver repetidas essas cenas hoje, com um final feliz, como a do Evangelho? Se colocarmos Jesus como o nosso modelo, poderemos ser como Ele. Basta amar e agir.

Vera Lucia S. de Oliveira
Porto Alegre/RS


Texto para Meditação
“E Jesus disse: Se tu podes crer; tudo é possível ao que crê.” Marcos 9:23

Intercessão
Oremos agradecendo a nossa saúde e pedindo sensibilidade as dores do próximo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário