domingo, 16 de janeiro de 2011

2º Domingo da Epifania

Salmo 40:1-10
Isaías 49:1-7
1 Coríntios 1:1-9
João 1:29-41

Cordeiro de Deus

João Batista anuncia a presença do “Cordeiro de Deus”, isto é, de Deus-que-se-faz-vítima por amor de nós. Mas por que Deus deveria se apresentar como vítima? Por um lado, isso se deve a fé de Israel para qual o pecado só era superado pelo sacrifício. O pecado era a morte e para se livrar do pecado alguém devia morrer. A única forma de superar esta idéia mortífera de redenção era Deus oferecer uma vítima definitiva, final, derradeira, pelo pecado de todo o mundo, de todas as épocas e lugares. Jesus é o último “cordeiro” por ser “de Deus”!
O Arcebispo de Cantuária, Rowan Williams, em uma série de palestras aborda este assunto e nos chama a atenção de que se Jesus é vítima, nossa fé deveria olhar prioritariamente, ou preferencialmente, para as vítimas de nosso mundo. No que somos vítimas (e muitas vezes somos) lembrar que temos a presença solidária de Deus-vítimavencedor-da-morte! No que somos algozes, lembrar que Cruz nos chama à conversão para a causa das vítimas!

Revdo. Humberto Maiztegui Gonçalves
Porto Alegre/RS


Texto para Meditação
“No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.” João 1:29

Intercessão
Oremos por nossa conversão à causa de todas as vítimas especialmente aquelas que sofrem pela violência, a exclusão e a discriminação de qualquer tipo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário