domingo, 12 de dezembro de 2010

3º Domingo do Advento - Dia da Bíblia

Salmo 146
Isaías 35:1-10
Tiago 5:7-10
Mateus 11:2-11

És tu o Cristo?

Neste Domingo, Dia da Bíblia, o evangelho segundo Mateus nos traz a pergunta enviada por João Batista para Jesus: “És tu aquele que havia de vir, ou esperamos outro?” (Mt. 11:3b). A Bíblia (que é uma palavra plural que significa “Escrituras”) reúne testemunhos de muitas pessoas. Os primeiros testemunhos provêm de gente que se encontrou com Deus a partir de chamados e caminhadas. A caminhada das primeiras famílias como a de Sara, Abraão, Hagar (através da qual seriam abençoadas todas as famílias da terra; segundo Gn. 12:3). A caminhada de um povo escravizado e libertado no Egito, que se encontrou e se comprometeu com o Deus Libertador na Aliança dos Dez Mandamentos (Êx. 20:2). A caminhada de profetas como Isaías chamados a corrigir o rumo de um povo desviado pelos seus governantes e líderes religiosos. Chegando à caminhada do próprio Cristo entre nós, aquele tão esperado, e tão surpreendente, ao ponto de motivar esse questionamento de João Batista. Por isso a Bíblia não se fecha, não fecha questões, não existe para excluir pessoas, mas para incluí-las (mesmo que às vezes tenha sido transformado nisso por alguns de seus intérpretes). A Bíblia é o testemunho de como Deus e, especialmente Jesus, sempre continuou a chamar e convidar novas pessoas para seu Reino Eterno, mesmo aquelas rejeitadas como os cegos que agora vêem, e os coxos que agora andam; os leprosos que agora são limpos, e os surdos que agora ouvem; os mortos que agora são ressuscitados, e os pobres é a quem agora lhes é anunciado o Evangelho (Mt. 11:5). A Bíblia que se fecha é aquela lida por quem não entendeu, não sente, não participa deste Cristo tão esperado por João Batista e por nós todos e todas!

Revdo. Humberto Maiztegui Gonçalves
Porto Alegre/RS


Texto para Meditação
“O SENHOR guarda os estrangeiros; sustém o órfão e a viúva, mas transtorna o caminho dos ímpios.” Salmo 146:9

Intercessão
Oremos por mais grupos de Estudo Bíblico e um melhor uso e aprendizado da Bíblia na liturgia, de forma que possamos compreender mais profundamente o sentido da revelação de Deus em Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário