sábado, 13 de novembro de 2010

Salmos 87, 90 ou 136
Joel 3:9-17
Tiago 2:1-13
Lucas 16:10-17(18)

Deus ou Mamón?

Os textos de Mateus e Lucas usem a expressão servir a Mamon em oposição a servir a Deus (Mt. 6:24 e Lc. 16:13). Pablo Richard (A luta dos deuses, 1980) esclarecia que avareza e idolatria chegam a ser sinônimos. Avareza e idolatria estão relacionadas ao desejo de ter mais que outros “implicado em acumulação, avidez, arrogância” e, portanto, “o ídolo seria o dinheiro, mas não como uma realidade em si mesma e sim, a posse do dinheiro como poder, para desejar extrair dinheiro de outros, criando inimizade e discórdia”. Quem é Deus se não é o sistema de acumulação, de avareza e de apropriação das forças vitais de outras pessoas? Dom Pedro Casaldáliga respondeu assim:
Onde tu dizes Paz, Justiça, Amor
Eu digo Deus;
Onde tu dizes Deus,
Eu digo Liberdade, Justiça, Amor.
Sendo assim, “ser rico para com Deus” ou “servir a Deus” é partilhar dos valores do Reino, não servir aos interesses egoístas do lucro desigual!

Revdo. Humberto Maiztegui Gonçalves
Porto Alegre/RS

Texto para Meditação
“Nenhum servo pode servir dois senhores; porque, ou há de odiar um e amar o outro, ou se há de chegar a um e desprezar o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom.” Lucas 16:13

Intercessão
Oremos para Deus não seja confundido com “dinheiro” e para que cessem de enganar aqueles que usam o nome de Jesus para lucrar e enriquecer a custa do sofrimento humano. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário