quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Martinho Lutero, Reformador, nascido em 1483

Salmos [83] 23, 27 ou 85, 86
Joel 2:21-27
Tiago 1:1-15
Lucas 15:1-2,11-32

Reencontro

A parábola revela os conflitos de diversas famílias em nossas comunidades, o valor do reencontro do filho que estava perdido e que, em busca de uma certa “liberdade”, quebrou os laços familiares e saiu para uma nova vida, encontrando pela frente as drogas, prostituição, violência, ganância, rejeição entre outros.
O filho depois de perder tudo, inclusive sua dignidade, lembra do pai, e resolve voltar. A esperança nasce da consciência de que este pai vai acolher e atender a seu pedido, mesmo que, pelos seus atos, solicite apenas ser tratado como um de seus empregados. O pai misericordioso dá um grande valor ao reencontro, o valor do resgate, o filho da vida de um filho que estava perdido foi achado; por isso recepciona o filho com uma grande festa. Não há cobranças, não há “eu te disse”, não há desconfiança, há apenas amor e alegria!
A alegria na terra é também alegria no céu, quando um filho amado reencontra o Pai misericordioso que é Deus. Certamente uma grande festa acompanha este reencontro, pois Deus sente uma grande alegria quando um pecador se converte. Em nossas comunidades, e famílias, será que estamos preparados para festejar o valor do reencontro, dando uma grande festa para o filho amado que estava perdido e foi achado? Ou vivemos a desconfiança do filho que “certinho” que não entende a atitude do pai?

Elaine Michele Escaravajal Nascimento
Alvorada/RS

Texto para Meditação
“E, levantando-se, foi para seu pai; e, quando ainda estava longe, viu-o seu pai, e se moveu de íntima compaixão e, correndo, lançou-se-lhe ao pescoço e o beijou (...). Porque este meu filho estava morto, e reviveu, tinha-se perdido, e foi achado. E começaram a alegrar-se.” Lucas 15:20,24

Intercessão
Oremos para que o Pai amoroso nos prepare para o reencontro com os irmãos e irmãs, filhos e filhas, que por qualquer razão ou circunstância estavam perdidos, que a alegria supere o rancor e o preconceito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário