quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Salmos 38 ou 119:25-48
Eclesiástico 7:4-14
Apocalipse 8:1-13
Lucas 10:17-24

Graças a Deus pelos pequeninos!

Existe uma tentação entre a supervalorização dos “entendidos” e a supervalorização dos “não-entendidos”. Nas igrejas chamadas “históricas” fruto da tradição da Igreja Primitiva ou da Reforma Protestante, do século 16 em diante, sempre foi muito valorizada a formação teológica sólida. Houve um momento em que esta formação foi tão sólida que tornou-se impenetrável, insensível e, para o povo simples, insuportável. Outras igrejas, de tradição pentecostal, investiam ao pastorado pessoas sem nenhuma formação teórica em teologia, apenas a partir do exercício da sua liderança e da sua capacidade de congregar outras pessoas. Para estas igrejas pentecostais a formação era inimiga da inspiração ou da revelação pelo Espírito Santo. Hoje, muitas delas estão revisando este conceito e investindo em cursos de teologia que permitam formar seus pastores e pastores para responder os desafios da atualidade a partir da teologia. O que nos diz o texto é que, mesmo que busquemos uma formação consistente em teologia, não devemos esquecer que a revelação está no ouvir os pequenos, as pessoas que vivem no cotidiano, os pensamentos simples e sinceros. Por outro, lado nos informa que ninguém é pequeno demais para entender a revelação, pelo contrário, devemos abrir e simplificar a teologia para que ela cumpra seu papel revelador.

Revdo. Humberto Maiztegui Gonçalves
Porto Alegre/RS

Texto para Meditação
“Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, que escondeste estas coisas aos sábios e inteligentes, e as revelaste às criancinhas; assim é, ó Pai, porque assim te aprouve.” Lucas 10:21

Intercessão
Oremos para que façamos da educação cristã e teológica um instrumento de audição da vontade de Deus para todas as pessoas, e que sejamos especialmente sensíveis à voz dos pequenos e pequenas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário