domingo, 10 de outubro de 2010

21º Domingo da Páscoa

Próprio 23
Salmo 113
Rute 1:(1-7)8-19a
II Timóteo 2:(3-7)8-15
Lucas 17:1-19

Examinar a consciência para crescer espiritualmente

A misericórdia, como dom de Deus, é o exercício de superação que todo cristão deve fazer. O exercício diário do exame de consciência é fundamental para que cada dia seja diferente, para que sejamos pessoas melhores. Fomos chamados a ser como sacramento do amor de Deus, sinal concreto de sua misericórdia. Há uma linha tênue unindo misericórdia e anúncio da fé. O encontro dos leprosos com Jesus é resultado da disposição que eles tiveram em buscar Jesus. Pela fé, sabiam que o Senhor os curaria de toda enfermidade.
Jesus, sentindo misericórdia pelos leprosos, os curou. Tirou-os do isolamento, devolvendo-os ao convívio da sociedade. Porém, esse convívio requer uma atitude de pertença que envolve humildade, gratidão, reconhecimento, solidariedade e amor incondicional. Nesse sentido, o único leproso que estava plenamente curado e realmente pronto para viver em sociedade, foi aquele que voltou, e que, reconhecendo o amor que Jesus tinha tido para com ele, manifestou sua gratidão e fé glorificando a Deus.
O exame de consciência deve ajudar-nos a perceber as dificuldades que enfrentamos no convívio em sociedade, para superando-as podermos deixar transparecer as maravilhas que Deus realiza a cada dia em nossas vidas.

post. Itabira Jonas
Santos/SP

Texto para Meditação
“Somos empregados inúteis, fizemos o que devíamos fazer” Lucas 17:10

Intercessão
Oremos para que, pela Sua graça, possamos reconhecer o amor de Deus em nossas vidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário