quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Salmos 50 ou [59, 60] 93, 96
Jó 29:1; 31:1-23
Atos 15:1-11
João 11:17-29

Não teria morrido

Hoje as maiores vítimas da violência são pessoas jovens! Mas a morte desta gente não se dá no dia do seu falecimento. As nossas juventudes estão sendo mortas me suas próprias casas, quando outras pessoas, agora pais e mães, se viram superados por uma avalanche de propaganda e consumismo, pela ânsia de ganhar e pelo desdém a dialogar. Depois as juventudes morrem nas escolas com um sistema que não educa, que mal prepara para aprender mais, salvo raras exceções. Nas escolas ricas o bullying vem de mão dada da “moda”. Nas pobres a criminalidade gera os “bondes” ou “gangues” juvenis. Os professores e professoras ficam largados no meio desta realidade sem nada, às vezes nem o salário é digno obrigando-os a trabalhar em vários lugares. As juventudes morrem por falta de saúde preventiva. Morrem por que há armas e drogas entrando como água e correndo como rios. Morrem em um trânsito caótico e sem fiscalização. Enfim, sempre morrem. Diante disso poderíamos dizer que se Jesus tivesse estado ali não teriam morrido! Mas, o que Jesus diz é: “acreditas na ressurreição”? Eu vejo juventudes ressuscitando em movimentos solidários, na participação política organizada, na Igreja. Isso me faz acreditar que minha juventude não morreu, que pode ressuscitar se tiver coragem de aprender com esta gente nova, como fazer o milagre!

Revdo. Humberto Maiztegui Gonçalves
Porto Alegre/RS

Texto para Meditação
“Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá.” João 11:25

Intercessão
Oremos pela campanha nacional da juventude contra a violência e por todos os movimentos de jovens que buscam um mundo melhor, em especial, pela União da Juventude Anglicana (UJAB).

Nenhum comentário:

Postar um comentário