sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Salmos 40, 54
Jó 29:1; 31:24-40
Atos 15:12-21
João 11:30-44

Jesus chorou

Tem gente que chora muito. Eu sou uma destas pessoas. Minha filha e filho, quando estou vendo um filme mais emocionante ficam espionando para ver quando vou chorar. Já fiz sermão chorando. Dizem que sou “emo” (uma tribo juvenil que gosta de emoções). Se eu gosto de chorar? Não, não gosto. Um paroquiano meu, me lembro bem, chorava em todo sermão no que se falava de imagens do campo. O bom para nós “emos” e afins é que Jesus chorou. Este momento é lembrando justamente no prefácio do rito de encomendação e sepultamento. Chorar não faz mal, nem faz bem. Chorar é uma das emoções básicas e naturais da vida, como rir e falar ou gritar. Não fazemos isso ao nascer? Se Jesus chorou foi para mostrar que sendo Deus é também profundamente humano! Não dá para acreditar na divindade de Cristo se não reconhecermos sua profunda humanidade. Não dá para adorar Cristo se negamos nossas fraquezas, se refreamos nossas alegrias e aprisionamos nossas emoções. Claro que viver a fé é muito mais do que rir ou chorar. Mas, também é isso, não esqueça!

Revdo. Humberto Maiztegui Gonçalves
Porto Alegre/RS

Texto para Meditação
“Não escondi a tua justiça dentro do meu coração; apregoei a tua fidelidade e a tua salvação. Não escondi da grande congregação a tua benignidade e a tua verdade.” Salmo 40:10

Intercessão
Oremos para que Jesus se revele profundamente em sua humanidade e que a partir dela reconheçamos o sentido encarnado de sua divindade.

Um comentário:

  1. Rev.Humberto, muito linda a sua meditação. Gostei muito.
    Fraternalmente em Cristo.
    Sem.Jorge de França

    ResponderExcluir