terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Salmos 61,62 ou 68; Isaías 52:1-12; 
Gálatas 4:12-20; Marcos 8:1-10.

Matriciar-se: ter o sentimento de mãe!

Os textos de hoje nos ofertam importantes ensinamentos, dentre os quais queremos destacar um, em especial: o Evangelho de Marcos, que relata sobre a segunda multiplicação dos pães.  Dois fatos devem chamar a nossa atenção no texto: uma é a multiplicação e a outra é a partilha dos pães. Por isso, algumas pessoas dizem que não houve multiplicação, mas partilha; outras vão dizer que a partilha é resultado do milagre da multiplicação. O que deve ser ponto focal é a frase “tenho compaixão da multidão”. 
                        
No texto grego, a palavra splankhnizomai não é meramente ter compaixão, ter misericórdia, mas mexer-se visceralmente ou condoer-ser nas entranhas. Embora se traduza por ter misericórdia ou compaixão, isso reduz muito o sentido desse verbo em língua portuguesa. Essa palavra pode ser traduzida por matriciar – algo que vem desde o útero que só a mãe é capaz de sentir. Matriciar-se pela multidão é está visceralmente ligada/o com as dores da multidão que padecia. Muitas vezes, esse verbo vem com o sentido de indignar-se com a injustiça praticada contra outrem – não necessariamente praticada contra nós mesmas/os, mas contra outra/o alguém. Isso é um sentimento que só a mãe é capaz de sentir quando a injustiça recai sobre seu filho ou sua filha.

Postulante David Pessoa de Lira
Revda. Diaconisa Lilian Conceição da Silva Pessoa de Lira. Recife PE

Texto para meditação
Tenho compaixão – sentimento de mãe - pela multidão, porque há já três dias que estão comigo, e não têm o que comer. Marcos 8:2

Intercessão
Oremos para que o sentimento maternal que pertence a Deus, pelo qual Jesus se encarnou, e que ele vivenciou olhando para a multidão desamparada, também aconteça em nossa vida cristã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário