domingo, 21 de dezembro de 2014

4º Domingo do Advento - SÃO TOMÉ, APÓSTOLO.



Salmo 132; II Samuel 7:4,8-16;
Romanos 16:25-27; João 20:24-29.

Dúvidas e interrogações

Estando ausente Tomé, os discípulos de Jesus tiveram uma experiência inaudita. Quando o vêm chegar, comunicam-lhe cheios de alegria: "Vimos o Senhor". Tomé escuta-os com ceticismo. Por que irá acreditar em algo tão absurdo? Como podem dizer que viram Jesus cheio de vida, se morreu crucificado? Em todo o caso, será outro.
                         
Os discípulos dizem-lhe que ele os mostrou as feridas de suas mãos e de suas costas. Tomé não pode aceitar o testemunho de ninguém. Necessita comprová-lo pessoalmente: "Se não vejo, em suas mãos, o sinal dos seus pregos... e não coloco a mão no seu costado, não o creio". Só acreditará na sua própria experiência.
                             
Este discípulo que se resiste a acreditar de forma ingênua vai nos ensinar o percurso que temos de fazer para chegar à fé em Cristo ressuscitado, de que nem sequer vimos o rosto, nem escutamos as suas palavras, nem sentimos os seus abraços.
                             
Não temos de nos assustar ao sentir que brotam de nós dúvidas e interrogações. As dúvidas, vividas de forma sã, salvam-nos de uma fé superficial que se contenta com repetir fórmulas, sem acreditar em confiança no amor. As dúvidas nos estimulam a ir até o final na nossa confiança no Mistério de Deus encarnado em Jesus. A fé cristã cresce em nós quando nos sentimos amados e atraídos por esse Deus cujo rosto podemos vislumbrar no relato que os evangelhos nos fazem de Jesus.

José Pagola
(Extraído de: http://www.cebi.org.br/_print.php?type=news&id=2953)

Texto para meditação
Disse-lhe Jesus: Porque me viste, Tomé, creste; bem-aventurados os que não viram e creram. João 20:29

Intercessão
Oremos para que possamos perceber Cristo Ressuscitado na vida e testemunho de nossos irmãos e irmãs na fé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário