domingo, 7 de dezembro de 2014

2º Domingo de Advento – Ambrósio, Bispo de Milão, 397.

Salmo 85; Isaías 40:1-11; 
II Pedro 3:8-15a,18; Marcos 1:1-8. 

Um novo tempo sem corrupção!

A chegada final de Jesus Cristo é expressa pelo autor da Carta através de figuras apocalípticas, por exemplo, como o abalo e a decomposição da ordem das coisas e surgimento dos “novos céus e da nova terra”. Esse cenário é visto sem medo e para além dos mesmos se vê a nova criação. E a nova criação vem com surpresa como a metáfora do ladrão da noite. E a carta termina com uma exortação no sentido de crescimento na graça e no conhecimento de Nosso Senhor Jesus Cristo e com uma doxologia. A visão da dissolução da presente ordem corrupta, como via o autor, nos sugere a construção e reconstrução do relacionamento de amor, justiça, e esperança incluem, também, o meio ambiente, e têm dimensão global e local. 
                         
Conforme o teor da Carta e da Coleta do Dia (LOC p.111) é hora de dar ouvido à mensagem de esperança, e proclamar às cidades: “não temas,... eis ai está o vosso Deus” (Isaías 40:9), mensagem associada com arrependimento, com a nova mentalidade sugerida pelos profetas. É a hora de re-apropriar a mensagem deles, não os deixando como se ficassem lá no passado, como se tudo andasse apenas linearmente. 

Dom Sumio Takatsu (in memoriam) 

Texto para meditação
Mas nós, segundo a sua promessa, aguardamos novos céus e nova terra, em que habita a justiça. 2 Pedro 3:13

Intercessão

Oremos para cultivemos a esperança para toda a humanidade e para toda a criação e não apenas o desejo egoísta de “me” salvar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário