domingo, 9 de novembro de 2014

25º Domingo depois de Pentecostes (Próprio 27)

Salmo 70; Amós 5:18-24; 
I Tessalonicenses 4:13-18; Mateus 25:1-13.

Mulheres prudentes!

Cada vez mulheres fiéis aos seus maridos, têm sido vítimas de HIV/AIDS justamente por acreditar nos homens que não foram fiéis e não se cuidaram em relações com outras mulheres ou homens. Na verdade este vírus e outras doenças sexualmente transmissíveis revelam algo há muito tempo conhecido e praticado na sociedade machista. A mulher é vista como propriedade do homem, primeiro do pai e depois do marido. Ela é tratada como objeto a ser exibido, usado para se satisfazer e gerar filhos (ou uma das duas coisas). Depois pode ser deixado de lado... Pode ser apenas trocado por outro objeto, ou pode ser eliminado caso venha se sentir ameaçado ou traído.
            
Há mulheres, muitas vezes por terem sido educadas em famílias machistas, que acham isso normal, e que “toleram” ou “agüentam” este tipo de comportamento. Algumas acabam morrendo pela violência ou pela doença. Temos que colocar mais óleo de dignidade em nossas lamparinas! Temos que entender que nascemos com este óleo, mas quando permitimos que nos tratem como coisas o derramamos e o perdemos. Temos que ensinar nossas filhas a terem dignidade, e nossos filhos a respeitar a dignidade de todas as pessoas, especialmente de suas companheiras!

Revda. Taís Soares Feldens – Porto Alegre RS

Texto para meditação
Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora em que o Filho do homem há de vir. Mateus 25:13

Intercessão
Oremos por todas as pessoas que participam de redes de Prevenção e Enfrentamento a Violência Doméstica contra mulheres, especialmente pelo bom uso das Cartillhas de capacitação editadas pelo Serviço Anglicano de Diaconia e Desenvolvimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário