quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Salmo 50 ou [59,60],103; Eclesiástico 31:12-18,25-32:2; 
Apocalipse 12:7-17; Lucas 11:53-12:12.

Cuidado com as ciladas!

Os fariseus disseram a Jesus para fugir. Herodes está afim de matá-lo, dizem. (Lucas 13:31-35). Sem o benefício do contexto mais amplo do Evangelho, as palavras dos fariseus podem soar como uma dica amigável, um aviso útil. E, no entanto, sabemos que os fariseus ter um profundo e duradouro ressentimento contra Jesus.
                    
Os conflitos entre Jesus e os fariseus tinham aumentado. Depois de uma troca acalorada, os fariseus definem em suas mentes se desfazer de Jesus uma vez por todas. Lucas nos diz: “Os fariseus começaram a ser muito hostis para com ele e o interrogavam acerca de muitas coisas, armando ciladas para ele, para pegá-lo em alguma coisa que dissesse" (Lucas 11:53-54).
                     
Em outras palavras, Jesus nunca poderia tomar o que os fariseus diziam ao pé da letra. Tudo o que dissessem a ele era projetado fazê-lo tropeçar. E isso é exatamente o que eles estavam fazendo com o seu aviso aparentemente amigável. Por isso, como no caso de Jesus, toda nossa confiança deve estar no amor de Deus, andar sem medo, mas com atenção as ciladas que colocamos ou colocam contra nós. 


Texto para meditação
E, dizendo-lhes ele isto, começaram os escribas e os fariseus a apertá-lo fortemente, e a fazê-lo falar acerca de muitas coisas,
Armando-lhe ciladas, e procurando apanhar da sua boca alguma coisa para o acusarem. Lucas 11:53-54

Intercessão
Oremos para que o Santo Espírito nos conceda a firmeza de fé que impeça que armemos ciladas para nós mesmos/as ou para outras pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário