quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Salmos 50, (59,60) ou 93,96; Jó 29:1; 31:1-23; 
Atos 15:1-11; João 11:17-29.

Inclusão no Espírito de Deus

Quando o apóstolo Paulo e seus companheiros e companheiras na Missão perceberam que não mais devia ser exigida a circuncisão para participar da Igreja de Deus, causaram alvoroço e divisão na Igreja Primitiva. O texto bíblico não esclarece quantos dos seguidores mais conservadores, especialmente aqueles provenientes do judaísmo, deixaram de participar da Igreja após a decisão do apóstolo Tiago (líder da Igreja de Jerusalém). Mas, por que Paulo defendeu este “afrouxamento da lei” e por que Pedro ajudou na defesa sendo que ambos eram de origem judaica e circuncidados?

Foi o Espírito Santo que se manifestou em pessoas que não seguiam as exigências da lei! Alguns deles e delas manifestaram a presença de Deus antes mesmo de serem batizados/as. Portanto, o Espírito Santo vai além de qualquer lei, pois Deus não fica restrito a uma lei, mesmo aquela dada por Ele mesmo ao seu povo. Por essa mesma causa, hoje defendemos a ordenação feminina (sem restrição), a inclusão das pessoas homo-afetivas, a comunhão das crianças, a inclusão de manifestações culturais diversas na liturgia, etc. Olhemos com atenção, pois o Espírito Santo ainda inclui aquilo que nós, em princípio, rejeitaríamos. 
           
Dom Humberto Maiztegui Gonçalves
Porto Alegre RS (reeditado)

Texto para meditação
Agora, pois, por que tentais a Deus, pondo sobre a cerviz dos discípulos um jugo que nem nossos pais nem nós pudemos suportar? Atos 15:10

Intercessão
Oremos para que Deus nos conceda uma correta apreciação da ação inclusiva do Espírito Santo na Igreja e no mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário