terça-feira, 9 de setembro de 2014

Salmos 45 ou 47,48; Jó 29:1-20;  
Atos 14:1-18;   João 10:31-42. 

Sois deuses

Diante da acusação de blasfêmia feita pelas autoridades judaicas, Jesus argumenta de uma forma muito peculiar que causa até alguma estranheza no leitor ou ouvinte da Palavra. Ele poderia ter argumentado em relação a sua filiação divina, o fato dele ter vindo do Pai ou ser Um com o Pai. Mas, de forma surpreendente este Evangelho relata Jesus citando o Salmo 82:6: “Eu disse: Vós sois deuses, e todos vós filhos do Altíssimo”.  
       
Uma vez, conversando com um amigo ateu, chegamos a conclusão de que tínhamos algo em comum: ambos sabíamos que não somos “Deus”. O ateus não pode ser “deus” porque sendo assim não seria mais ateu (isto é, sem deus) e sim “ególatra” (adorador de si mesmo). A pessoa cristã não pode ser deus porque sabe quem é Deus! 
      
No entanto, este Deus que não é você, nem eu, nem ninguém, está também em nós! De fato, como diz o Salmo, quando cremos em Deus, então, através da fé, participamos de Deus e somos divinos e divinas por causa da presença viva de Deus que temos em nós. Lembremos-nos disso e nunca estaremos sós!     

Dom Humberto Maiztegui Gonçalves
Porto Alegre RS (reeditado)

Texto para meditação
E dizendo: Senhores, por que fazeis essas coisas? Nós também somos homens como vós, sujeitos às mesmas paixões, e vos anunciamos que vos convertais dessas vaidades ao Deus vivo, que fez o céu, e a terra, o mar, e tudo quanto há neles. Atos 14:15

Intercessão
Oremos para que cada pessoa possa perceber a presença viva de Deus dentro de si ao tempo que descobre sua verdadeira humanidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário