quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Salmos 83, 145 ou 85,86;  Juízes 8:22-35;  
Atos 4:1-12;  João 1:43-51. 

Exaltar-te-ei, ó Deus!

 O Salmo 145, um dos indicados para hoje, tem como título, em latim: “Exaltabo te, Deus”. É um Salmo de exaltação a Deus. O Senhor é exaltado por sua grandeza, por seus feitos poderosos, por suas maravilhosas obras, por sua bondade e misericórdia... Os Salmos são orações, “um livro de poesia litúrgica”, como diz nosso Livro de Oração Comum. Deveriam ser meditados e não simplesmente lidos nas comunidades. Aliás, este é um espaço que a Igreja (instituição) está perdendo para o mundo. 
                        
Os grupos de oração estão cada vez mais raros em nossas comunidades. Reservamos, quanto muito, o tempo da celebração do domingo, e quanto mais curta ela for melhor, porque mais tempo nós temos para outras coisas que nos envolvem e tomam nosso tempo. Permitam-me fazer desde espaço e deste pequeno tempo que o leitor está “perdendo” ao ler esta meditação, um exercício de reflexão da nossa vida. Vejamos: quantas vezes a minha Paróquia (ou Missão) abre por semana para celebrar os Sacramentos, meditar a Palavra de Deus e orar? Quantas dessas vezes eu participo? Como é minha espiritualidade no lar? Oro em família? Ou não tenho tempo pra nada disso porque outras coisas “mais importantes” me tomam todo o tempo? Vamos praticar nossa espiritualidade através dos sacramentos da Igreja, da escuta e ação da Palavra de Deus e da oração, que nos mantém sempre ligados intimamente com o Pai. 

Revdo. Rodimar Pinto Lopes
Bagé (reeditado)

Texto para meditação
Exaltar-te-ei, ó Deus, Rei meu, e bendirei o teu Nome por todo o sempre. Salmo 145:1

Intercessão
Oremos por discernimento em relação ao uso do nosso tempo e da nossa participação na comunidade de fé, na oração, na escuta da Palavra e nos sacramentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário