domingo, 24 de novembro de 2013

Último Domingo de Pentecostes (Próprio 29)

 Salmo 46; Jeremias 23:1-6; 
Colossenses 1:11-20; Lucas 23:35-43.

Salve-se a si mesmo
                
Uma das muitas coisas que a multidão gritava para Jesus enquanto ele agonizava na cruz era “salve-se a si mesmo”. Esta frase é exatamente o contrário do que Jesus, como Deus-feito-humano, veio realizar. Ele veio viver entre nós para, ao morrer por nós humanidade, nos dar vida e esperança. Ele não veio “se salvar”, mas nos salvar. Se ele se salvasse, então, não poderia nos salvar. Essa mesma contradição carregamos em nossas vidas de seguimento de Jesus. Se quisermos nos salvar até podemos conseguir, mas não salvaremos ninguém. De nós apenas salvaremos uma pequena existência, pequena em extensão e menor ainda em profundidade. 
                 
Olhando para Jesus e como ele se entregou e resistiu à tentação egoísta de se salvar, podemos, pela Sua Graça, tentar fazer o mesmo. Em vez de querer tanto nos salvar vamos tentar dedicar nossa vida ao bem comum. Vamos gastar nossas vidas em favor de outras pessoas. Olhemos para as pessoas que fizeram isso. Poderíam ter vivido mais? Sim. Poderíam ter sofrido menos? Sim. Poderíam ter vivido melhor? Não!

Dom Humberto Maiztegui Gonçalves
Porto Alegre RS

Texto para meditação
E o povo estava olhando. E também os príncipes zombavam dele, dizendo: Aos outros salvou, salve-se a si mesmo, se este é o Cristo, o escolhido de Deus. Lucas 23:35

Intercessão

Oremos para encontremos a melhor forma de gastar nossas vidas, de forma que depois que se acabe nosso tempo aqui possamos guardar o que é eterno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário