terça-feira, 26 de novembro de 2013

Salmos [120], 121,122,123 ou 124,125,126,[127]; 
Naum 1.1-13;  I Pedro 1:13-25; Mateus 19:13-22.

Deixai que as crianças venham a mim
                    
Todos sabem que há pais e mães que passam certo contragimento quando levam suas crianças para a celebração na igreja. As crianças choram, não param quetas, fazem perguntas em voz alta, etc. Geralmente optamos por retirar as crianças do ambiente litúrgico porque não seria adequado para elas, sim para pessoas adultas e comportadas. Fazemos uma Escola Dominical que funcionou durante algumas gerações, mas cada vez mais cedo as crianças querem participar dos mesmos ambientes que as pessoas adultas. Devemos, é claro, dar uma educação cristã a nossas crianças, e também catequese, mas será que fazê-lo ao mesmo tempo em que as outras pessoas participam da liturgia seria o mais adequado? Isso corresponderia a atitude de Jesus tomada neste Evangelho? 
                        
Outro caminho, seguido principalmente pela Igreja Luterana, é o culto infantil, onde é o ambiente que, como o colo de Jesus se adapta as crianças e, propicia, de certa forma, que todas as pessoas lembrem esta etapa das suas vidas. Há experiências de celebrações mais vivas onde as crianças participam, inclusive no momento de silencio (que não é toda a celebração) entendendo o sentido da oração e contrição. Tentemos fazer como Jesus, porque é das crianças o Reino de Deus!

Dom Humberto Maiztegui Gonçalves
Porto Alegre RS

Texto para meditação
Jesus, porém, disse: Deixai as crianças, e não as estorveis de vir a mim; porque das tais é o reino dos céus. Mateus 19:14

Intercessão
Oremos para que busquemos aprender com Jesus e com as crianças novas formas de viver a fé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário