sexta-feira, 12 de abril de 2013


Salmos 16,17 ou 134,135; Daniel 3:1-18; 
I João 3:1-10; Lucas 3:15-22.

Batizar com o Espírito Santo e com fogo

O batismo tem dois aspectos: o aspecto ritual ou formal (o rito, a água, o óleo, a vela) e um aspecto existencial (a conversão, a abertura a ação do Espírito Santo, a entrega à Graça de Deus). Tudo é espiritual! No entanto, para que aconteça o aproveitamento espiritual do batismo ambos aspectos devem acontecer, sem importar a ordem deles necessariamente. Há pessoa que antes mesmo de ser batizadas (especialmente quando ao batismo acontece na juventude ou vida adulta) já viviam existencialmente o batismo, então, o aspecto material e ritual apenas consolida o que já acontecia. Outras, especialmente quando foram batizadas como bebês, passaram pelo aspecto formal, mas precisam passar por um processo existencial para consolidar o que aconteceu nos primórdios das suas vidas.
             Por esta mesma razão, sendo o batismo não apenas um ato, mas um processo. Mesmo quando batizados apenas uma vez formalmente, devemos afirmar continuamente nosso batismo (como de fato fazemos na igreja em cada batismo ou confirmação) nos abrindo mais e mais, tornando o batismo mais fortemente Espírito que nos move, mas efetivamente fogo que nos molda e nos prova. 

Dom Humberto Maiztegui Gonçalves
Porto Alegre RS

Texto para meditação
Ele vos batizará no Espírito e no fogo. Lucas 3:16b.

Intercessão
Oremos para que nosso processo batismal de crescimento no Espírito Santo nunca pare, mas que reafirmemos continuamente nossa filiação a Deus em Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário