sexta-feira, 19 de abril de 2013

DIA DOS POVOS INDÍGENAS


Salmo 105; Daniel 6:1-15; 
II João 1-13; Lucas 5:12-26.

Se quiseres pode limpar-me

            O homem leproso sabia que Jesus podia limpá-lo. Sabemos-nos que Jesus não apenas pode limpar um homem leproso, mas pode limpar nossa humanidade de tudo o que nos contamina. Pode? Jesus respondeu: “Eu quero”. Há uma lepra que contamina nosso mundo, que está causando diversos males, fome, crises, violência. A diferença é que aquele homem sabia da extrema necessidade de cura e da grande oportunidade que se lhe apresentou ao Jesus passar perto dele. Os povos indígenas dizem a Jesus: se tu queres podes limpar nossa terra. A Igreja, que é o Corpo de Cristo, o que responde?
                  Erci Felisbino da Silva, em Viamão RS, muitas vezes carregou indígenas em sua caminhonete em busca de terra. O Revdo. Bras em Tocantins e no Sul do Pará sofreu ameaças de morte por defender os povos indígenas e o meio ambiente. Dom Almir dos Santos andou pelas fronteiras do Brasil e até hoje usa símbolos destes povos. Todos estes e muitos outros dizeram: “Eu quero”. Hoje, quando nos lembramos deste dia dedicado aos povos indígenas eles perguntam a nós, aos governos e autoridades: vocês querem?

Dom Humberto Maiztegui Gonçalves
Porto Alegre RS

Texto para meditação
Ele é o Senhor nosso Deus, seus juízos estão em toda a terra. Salmo 105:7.

Intercessão
Oremos para que, com disposição, sintamos a Missão entre os povos indígenas, como parte essencial da Missão de Deus no mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário